06/12/2017 (DN) Coluna Egídio Serpa (CDL) - CDL Fortaleza

06/12/2017 (DN) Coluna Egídio Serpa (CDL)

vem aí camarão resistente

Dentro de seis meses, os filhotes de camarão (pós larva) produzidos pelos laboratórios da Fazenda Potiporã, do cearense Cristiano Maia, passarão a ser resistentes à mancha branca e a outras doenças da carcinicultura. Para isso a empresa - que é a maior produtora de camarão do País - investe pesado em pesquisas bio-genéticas lideradas por um biólogo australiano. Esta coluna apurou que na Potiporã, que se localiza no RG do Norte, e na sua fazenda cearense de Paraipaba, a produção de camarão está crescendo em progressão geométrica. "Enfrentamos e superamos com medidas técnicas e científicas um surto de mancha branca. Agora nosso foco está nas pesquisas que garantirão em 2018 um camarão resistente à doença", diz um feliz Cristiano Maia.

Em ação

Sábado, das 12 às 18 horas, no Gran Marquise, a campanha Amigos em Ação - que anualmente arrecada alimentos para distribuição a entidades filantrópicas, como o Lar Torres de Melo - fará leilão de 86 obras de artistas plásticos cearenses.

Caucaia

Por meio de liminar, o juiz Willer Sóstenes mandou a Prefeitura de Caucaia validar a proposta da Marquise na licitação para a coleta de seu lixo urbano. Surpresa: a proposta é R$ 3 milhões mais baixa que a da Braslimp - que seria a ganhadora. E agora?

Turismo

Por que o governador Camilo Santana receberá no dia 8, no Gran Marquise, o troféu de Personalidade Turística de 2017? A uma só voz, respondem os sócios da ABIH-CE: pela conquista do Hub da Air France-KLM-Gol. Sonho que virou realidade.

Empretec

Realizado exclusivamente pelo Sebrae, prossegue em Aquiraz mais um Empretec - curso de empreendedorismo da ONU aplicado hoje em 40 países. Prefeitura de Aquiraz e Sebrae treinam hoteleiros e donos de barracas de praia da Prainha e do Iguape.

A Previdência e o câmbio

Em agosto de 1998, um grande empresário do Ceará orientou assim o seu executivo financeiro: "A partir de hoje, compre só títulos com correção cambial". E assim foi feito - conta hoje o executivo. No dia 8 de janeiro de 1999, o dólar explodiu. Por causa da previdente orientação, a empresa enfrentou essa explosão com um colchão super-protetor de US$ 150 milhões. Se a reforma da Previdência não for votada neste dezembro, pelo menos em primeiro turno, não haverá uma explosão do dólar, mas certamente sua cotação poderá chegar aos R$ 4. Por isto mesmo, há empresários tomando cautelares providências.

Jeri

Além da Pedra Furada e de bons hoteis, a bela praia de Jericoacoara tem quase nada para atrair tantos voos de turistas. O Governo do Ceará deve criar opções culturais - shows de música regional e de humor, um festival de gastronomia, coisas assim. É o que sugerem consultores em turismo. Eles têm razão.

Bom

Alphaville

Um grupo de jornalistas visitará, na 6 feira, 8, a implantação da Cidade Alpha, empreendimento da Alphaville Urbanismo com a família Dias Branco, no Eusébio. Já estão prontas a 1ª e 2ª etapas.

Ruim

Um Dória

João Dória, um alegre socialite transplantado para a vida pública, descobre-se inabilitado para a gestão do coletivo. Quem apostava nele como o Macron do Brasil o vê agora só um Dória.

Livre Mercado

Severino Ramalho Neto, que está concluindo sua gestão de êxito na CDL de Fortaleza, falou ontem para seus colegas lojistas sobre o poder do associativismo. Na sua opinião, só unindo forças - inclusive a dos concorrentes - será possível vencer os desafios permanentes do mercado cada vez mais competitivo. Neto é o dono da rede Mercadinhos São Luiz. De janeiro a outubro deste ano, a Ceasa de Maracanaú vendeu 13.193 toneladas de maracujá, cujo preço caiu para R$ 3,30 por quilo.