CDL de Fortaleza e AMC promovem reunião para discutir mobilidade urbana no Centro de Fortaleza - CDL Fortaleza

A CDL de Fortaleza, a Federação das CDLs do Ceará e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizaram uma reunião para debater propostas de ordenamento do trânsito para o Centro da Capital cearense, nesta segunda-feira (12). Na oportunidade, os representantes do setor apresentaram as principais demandas do comércio para o superintendente da AMC, Arcelino Lima.

Um dos problemas apontados pelo empresário Riamburgo Ximenes, diretor da Ação Novo Centro, foi a pouca oferta de linhas de ônibus para chegar a Praça José de Alencar e Praça do Ferreira. “Os ônibus foram afastados do ‘miolo’ do Centro. Nosso pedido é pela volta dos coletivos ali nas ruas General Sampaio, 24 de Maio e Pedro Pereira, para dar segurança aos nossos clientes e aos nossos comerciários”.

De acordo com o empresário, atualmente as lojas do Centro são obrigadas a encerrar o expediente mais cedo para atender ao pedido dos funcionários, que fazem uso do transporte coletivo. “Isso traz um prejuízo enorme para economia”, pondera.

Zona Azul
Os empresários também sugeriram limitar as vagas destinadas a taxistas no bairro, uma vez que a popularização dos aplicativos tem modificado a forma com que o passageiro busca ter acesso ao serviço de transporte particular individual. “Nossa ideia é ampliar ali a oferta de estacionamento para o cliente do Centro por meio da Zona Azul. Essa é uma boa solução, que terá um impacto imediato para o lojista da região”, explica Riamburgo.

Em resposta às reivindicações, o superintendente Arcelino Lima deixou agendado para o dia 26 de junho, às 10h, na sede da AMC, um novo encontro com uma comissão da Ação Novo Centro para discutir as propostas da autarquia para os problemas apresentados.

Ele reforçou ainda a realização de blitz de fiscalização no bairro nos próximos meses, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, e a colaboração no processo de criação de um roteiro cultural para atrair o público para o Centro durante os finais de semana. “Esse tipo de transformação na história das cidades costuma acontecer de forma mais rápida e eficiente quando a classe média passa a exigir mais do sistema”, afirmou.