CLIPPING

(DN) FGTS: Força quer revisão desde 99

28 de Maio de 2013

São Paulo. A Força Sindical entra hoje com uma ação na Justiça pedindo a revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os filiados a seus sindicatos. A central considera que a correção dos valores pela poupança causou prejuízo de R$ 50 bilhões aos trabalhadores desde 1999 e pede as diferenças em relação ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Ontem, na assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, começou a coleta de adesões de trabalhadores ao processo. Segundo o presidente do sindicato, Miguel Torres, não será possível ingressar na ação sem ser filiado a uma entidade ligada à central.

Porém, eles esperam que, caso vençam, o governo seja forçado a fazer acordo. A Força ganhou reforço neste ano, quando o STF julgou as regras dos precatórios. Os ministros disseram que é inconstitucional usar a TR (Taxa Referencial) como índice de correção monetária. Os ministérios do Trabalho e da Fazenda não comentaram o assunto. A Caixa disse que não iria se pronunciar ainda.

Fonte: Jornal DIÁRIO DO NORDESTE