CLIPPING

(DN) Centro se prepara para o Natal 2013 (NATAL DE LUZ)

17 de Novembro de 2013

Árvore montada na Praça do Ferreira é inspirada na Catedral de Brasília. Natal de Luz tem início na sexta-feira

Falta pouco mais de um mês para uma época bastante aguardada por boa parte da população, o Natal. Em Fortaleza, a decoração em celebração à época já pode ser vista em diversos locais da cidade, especialmente sobre as copas das árvores. Outros lugares, como o centro da Capital, se preparam para receber a programação do período. Quem passa pela Praça do Ferreira, por exemplo, já se depara com uma grande árvore natalina, já em fase de acabamento.

Operários instalavam as últimas faixas, nas cores azul e branca, na manhã deste sábado (16). A estrutura ainda receberá as lâmpadas FOTO: TUNO VIEIRA

A estrutura, de cerca de 25 metros de altura, e inspirada na Catedral de Brasília, está sendo montada para a programação do Natal de Luz 2013, que terá sua abertura na próxima sexta-feira (29). Operários instalavam as últimas faixas, nas cores azul e branca, na manhã deste sábado (16). Após esta etapa, a estrutura receberá as lâmpadas, dando o toque final à decoração.

A preparação chamou atenção das pessoas que passavam pela Praça. A costureira Rejane Freitas, 55, ficou surpresa com os detalhes da nova árvore, e espera trazer a neta de quatro anos para apreciar a programação assim que tudo estiver pronto. "Esse ano ela está bem diferente, moderna. Teremos muito brilho e será bastante iluminado o nosso Natal, é o que eu espero", ressaltou.

Desfile

No Parque da Liberdade, também conhecido como o Parque das Crianças, a preparação para o período natalino segue em grande ritmo. Operários em guindastes colocavam diversas lâmpadas nas árvores do local, neste sábado, enquanto funcionários da Ecofor Ambiental limpavam os jardins. O parque será palco de um grande desfile envolvendo 100 figurantes e três carros alegóricos divididos em diversas alas.

Além de bonito, um Natal com segurança no ambiente é o que deseja a aposentada Francinete Freitas, 60. Admiradora do Parque desde criança, ela espera que a programação traga algo que valha a pena, também, para o Revéillon. "Se até hoje a gente encontra casais apaixonados por aqui então nos resta uma esperança. É um lugar muito lindo para se usufruir", elogia.

As ruas do Centro receberão um reforço neste fim de ano no quesito limpeza. É que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), realiza neste domingo (17) uma programação extra visando limpar o bairro. A operação visa deixar o espaço mais limpo para o período de fim de ano.

O serviço conta com a participação de 18 equipes de garis, totalizando quase 300 funcionários. Os grupos realização serviços de varrição, capinação e pintura de meio fio no quadrilátero entre as avenidas Imperador e Dom Manuel e Duque de Caxias e Rua João Moreira.

Conforme a Emlurb, o trabalho de limpeza, que terá início às 8 h, será realizada no domingo por ser o dia menos movimentado, em virtude do comércio estar fechado. Além disso, o órgão informa que a operação não altera o calendário de limpeza de rotina do centro da cidade, feita diariamente por 135 garis, durante o dia e a noite.

RENATO BEZERRA
REPÓRTER

 

 

Fonte: Jornal DIÁRIO DO NORDESTE