CLIPPING

(DN) Hotéis garantem de 92% a 100% de ocupação

27 de Dezembro de 2013

Prognósticos seguem positivos para o resto desta alta estação, com um início de 2014 farto para o segmento

O Revéillon promete trazer muita prosperidade para o setor hoteleiro do Ceará. Hospedagens de todo Estado estão com praticamente todos os seus leitos reservados para a última semana de 2013. Hotéis de grande porte estimam 92,74% de ocupação para o período, enquanto estabelecimentos de pequeno e médio portes preveem receber a capacidade máxima de hóspedes. Os prognósticos seguem positivos para o restante desta alta estação com um mês de janeiro farto para o segmento.

Além da elevada taxa de ocupação esperada para as festas de fim de ano, a associação de hotéis de pequeno e médio portes prevê que 95% dos leitos sejam preenchidos ainda no mês de janeiro de 2014 FOTO: LUCAS DE MENEZES

De acordo com Régis Medeiros, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), com base em levantamento feito pela entidade, a projeção de ocupação para a semana do Revéillon, de 92,74%, supera o mesmo período do ano passado. "No ano passado, nessa época, nossa ocupação ficou em 89,54%. Estamos três pontos percentuais a mais do que no ano passado. Então, a expectativa é positiva".

Para janeiro de 2014 a perspectiva, segundo ele, é atingir entre 87% e 88% de ocupação. "Em janeiro de 2013 nossa taxa foi de 86,35%", recorda. Em relação a dezembro, Régis Medeiros, também está otimista. "A alta temporada só começa mesmo depois do Natal. Mesmo assim, em dezembro estamos com uma boa ocupação, na faixa 80%", garante.

Pequenos e médios

Nos estabelecimentos de pequeno e médio portes, a previsão para a semana do Revéillon é ainda mais animadora, conforme o presidente da Associação de Meios de Hospedagem e Turismo do Ceará (AMHT), José Walden Lins. "Na semana do Ano Novo devemos estar com 100% de lotação. A grande maioria dos associados já está sem quartos. Nós mesmos, no Hotel Pousada Mundo Latino, estávamos sem nenhuma vaga. Agora que apareceu uma e deve preencher de novo em no máximo dois dias", estima.

Segundo o empresário, quem pretendia se hospedar no Ceará neste período já fechou reserva ou pacote com antecedência. "A partir de 27 de dezembro estamos em altíssima estação. Então, as pessoas começaram a fazer reservas há muito tempo. Para a semana do Revéillon, trabalhamos com pacotes. A maior parte já foi comprada. No casos reservas, em geral é cobrado 50% do valor", diz.

Em relação a dezembro, Walden Lins espera atingir o mesmo patamar do ano passado, ficando entre 60% e 70% de ocupação. "Dezembro é um período diferenciado. Normalmente até passam pela cidade pessoas que estão de viagem para o Interior, mas, em geral, esse hóspede não é o mesmo que ficará para o Revéillon ou para as férias de janeiro", explica.

Já para o mês de janeiro, a perspectiva do líder da AMHT é que o setor esteja praticamente lotado. "Devemos ficar na faixa dos 95% de lotação, como foi no ano passado. E esse ano não deve ser diferente", prevê.

Copa

O presidente da AMHT afirma estar ainda mais otimista em relação à Copa de 2014. "Desde agosto já trabalhamos com o tarifário para 2014. E já fechamos reservas internacionais para o período da Copa, inclusive do México", completa.

ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTER 

 

 

Fonte: Jornal DIÁRIO DO NORDESTE